Se já andava preocupada, desde ontem à noite a preocupação aumentou.
A democracia no nosso país está seriamente em risco e, para muitas pessoas, isso ‘está muito bem’.
Fomos ao longo do tempo, menosprezando a presença de forças populistas e intolerantes acreditando que jamais conseguiriam chegar ao topo.
Pois bem, já chegaram.
E agora?
Como iremos combater uma ideologia desumana, que usa a mentira como verdade, que segue uma clara falta de respeito a todos os níveis e que declara abertamente e sem pudor a violência e o ódio?
100 anos depois, a Europa volta a estar manchada por uma história que se repete e que é seguida pelos netos e bisnetos de quem iniciou uma das mais mortíferas guerras da Humanidade.
Como chegámos a estes resultados?
Uma grande parte da culpa está em cada um de nós e nas mãos dos partidos democráticos que nos governaram. Foram eles que ofereceram parte do fogo com que nos estamos a queimar. Acreditaram que sabiam lidar com o problema do populismo usando o bom senso, a democracia e a verdade. Infelizmente, quem votou naquele partido não quer saber disso. Vive revoltado com muita coisa e voltou-se para o partido que o escutou, que lhe deu voz. Os partidos democráticos não souberam adaptar-se a uma nova maneira de política e ao poder das redes sociais.
O que poderemos fazer para combater uma real ameaça à nossa Liberdade e Equilíbrio?
Talvez resistir e tornar a sociedade mais justa.
O nosso papel como cidadãos é absolutamente importante nesta luta.
Temos definitivamente de abrir os olhos!

Deixe um comentário